Quarta-feira
19 de Dezembro de 2018
Histórico •  Doutrina •  Filosofia •  Direção •  Equipe •  Calendário escolar •  Nosso espaço •  Localização
Aguardando estrutura de links
Em constru??o
Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Pré-Universitário
»Educação Infantil» Atividades e Projetos

Atividades e Projetos 2015

Ciranda da Literatura

Por meio desse projeto, a Escola proporciona ao aluno a possibilidade de ressignificar o mundo a partir da literatura infantil,infanto-juvenil e alguns clássicos vivenciando aventuras por meio da imaginação, reflexões sobre o cotidiano e estimulando a descoberta do prazer da leitura.

Sarau Infantil

Através desse projeto despertamos na criança o interesse pela leitura. O poema como um gênero e estética textual que se caracteriza por uma estrutura formal e específica, consegue atrair as crianças com seus recursos estilísticos como as rimas, onomatopéias, dentre outros. Nesse sentido, torna-se um instrumento de aprendizagem riquíssimo no processo de construção da escrita. A culminância desse projeto acontece com apresentações de recitais pelas crianças.

Musicalização

A musicalização auxilia no processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência e movimento corporal. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro, contribuindo de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

Psicomotricidade

A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. FESTIVAL DE ARTE E CULTURA "A criança que explora a arte tem uma aprendizagem ilimitada e se apropria da dimensão dos sonhos". Maior expressão da valorização das artes em nossa Escola, o Festival é a culminância dos projetos de artes vivenciados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Engloba também os grupos de dança e de músicas.

Discutindo Educação com a Família

O objetivo desse Projeto é possibilitar uma maior aproximação da família com a escola a fim de refletir e propor novas perspectivas para a educação dos seus filhos.

Artes

Promover a interação dos alunos com as Artes através de várias formas de expressão, objetivando desenvolver o pensamento artístico, ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação das crianças e dos jovens.

Aulas de Campo

Visam um aprofundamento do conhecimento teórico a partir da vivência concreta, sob a orientação do professor, sendo compreendido como um momento privilegiado de estudo e desenvolvimento da autonomia do educando.

Adaptação e Integração

Este projeto é desenvolvido nos 3 (três) primeiros dias de aula da Educação Infantil e 1º ano. Consiste em receber os alunos e integrá-los no ambiente escolar, adaptando-os à nova rotina que irão vivenciar. Os pais são convidados a participar de debates e palestras de orientação sobre a estrutura educacional do Colégio Maria Ester, esclarecimentos sobre o desenvolvimento infantil e sobre dúvidas referentes a esta fase de seus filhos.

Acompanhamento de Alunos

A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).

Orientação de Pais e Familiares

A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.

Orientação de Professores

O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.

Entrevistas de Sondagem

Estas entrevistas acontecem no período anterior à matrícula, com o objetivo de conhecer melhor o aluno e sua família, saber quais são seus objetivos educacionais e seu histórico escolar anterior. É um trabalho preventivo, que possibilita ao Colégio preparar-se para melhor atender às necessidades de seus clientes.

© Copyright COLÉGIO MARIA ESTER I - Todos os direitos reservados.