Proposta Educacional
Partindo do princípio de que a criança é um ser integral, a educação infantil do Colégio Maria Ester busca promover o desenvolvimento da criança como um todo no que concerne aos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido, as ações da escola visam complementar as ações da família e da comunidade.
A prática pedagógica da escola é inovadora, pois as crianças apropriam-se dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento a partir de projetos temáticos. Assim, a linguagem, a matemática, as ciências sociais e naturais são exploradas de forma contextualizada, buscando por meio de atividades cuidadosamente elaboradas, favorecer a construção de habilidades e potencializar o desenvolvimento intelectual e emocional da criança..
A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Maria Ester está fundamentada no Referencial Curricular Nacional, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96).
Sendo assim, a prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
O currículo da Educação Infantil é centrado nos eixos Formação Pessoal e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para a prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.