Quarta-feira
19 de Dezembro de 2018
Histórico •  Doutrina •  Filosofia •  Direção •  Equipe •  Calendário escolar •  Nosso espaço •  Localização
Aguardando estrutura de links
Em constru??o
Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Pré-Universitário
»Educação Infantil» Proposta Educacional

Proposta Educacional

Partindo do princípio de que a criança é um ser integral, a educação infantil do Colégio Maria Ester busca promover o desenvolvimento da criança como um todo no que concerne aos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido, as ações da escola visam complementar as ações da família e da comunidade. A prática pedagógica da escola é inovadora, pois as crianças apropriam-se dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento a partir de projetos temáticos. Assim, a linguagem, a matemática, as ciências sociais e naturais são exploradas de forma contextualizada, buscando por meio de atividades cuidadosamente elaboradas, favorecer a construção de habilidades e potencializar o desenvolvimento intelectual e emocional da criança.. A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Maria Ester está fundamentada no Referencial Curricular Nacional, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96). Sendo assim, a prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

O currículo da Educação Infantil é centrado nos eixos Formação Pessoal e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para a prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.

© Copyright COLÉGIO MARIA ESTER I - Todos os direitos reservados.