Segue as orientações curriculares, cujo objetivo geral é utilizar as diferentes linguagens (verbal, corporal, matemática, artística, entre outras), como meio para expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir das manifestações culturais. Os procedimentos metodológicos estão ancorados em uma perspectiva freireana.
Entendemos que o ensino deve ser voltado à formação integral do cidadão. Assim, a educação cumpre com sua função socializadora, proporcionando a construção de um saber sistematizado e de uma formação cultural como instrumento de inserção dos indivíduos na sociedade capazes de analisar, criticar, compreender e construir uma sociedade mais digna.
A seleção, ordenação e dosagem do conteúdo constituem o currículo, cuja fonte são os bens culturais disponíveis, tendo como ponto de partida as necessidades, aspirações, características culturais e experiências de vida dos alunos. O método será compatível com o currículo e com as características cognitivas, psicológicas e socioculturais dos alunos, envolvendo o conhecimento da natureza do objeto a ser ensinado, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.