Proposta Educacional
Proposta Educacional
Partindo do princípio de que a criança é um ser integral, a educação infantil do Colégio Maria Ester busca promover o desenvolvimento da criança como um todo no que concerne aos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido, as ações da escola visam complementar as ações da família e da comunidade. A prática pedagógica da escola é inovadora, pois as crianças apropriam-se dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento a partir de projetos temáticos. Assim, a linguagem, a matemática, as ciências sociais e naturais são exploradas de forma contextualizada, buscando por meio de atividades cuidadosamente elaboradas, favorecer a construção de habilidades e potencializar o desenvolvimento intelectual e emocional da criança.. A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Maria Ester está fundamentada no Referencial Curricular Nacional, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96). Sendo assim, a prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
O currículo da Educação Infantil é centrado nos eixos Formação Pessoal e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para a prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.
Horários
- Turno
- Manhã
- Tarde
- Início
- 7h 20min
- 13h 20min
- Termino
- 11h
- 17 h
Atividades & Projetos
Atividades e Projetos
Ciranda da Literatura
Por meio desse projeto, a Escola proporciona ao aluno a possibilidade de ressignificar o mundo a partir da literatura infantil,infanto-juvenil e alguns clássicos vivenciando aventuras por meio da imaginação, reflexões sobre o cotidiano e estimulando a descoberta do prazer da leitura.
Sarau Infantil
Através desse projeto despertamos na criança o interesse pela leitura. O poema como um gênero e estética textual que se caracteriza por uma estrutura formal e específica, consegue atrair as crianças com seus recursos estilísticos como as rimas, onomatopéias, dentre outros. Nesse sentido, torna-se um instrumento de aprendizagem riquíssimo no processo de construção da escrita. A culminância desse projeto acontece com apresentações de recitais pelas crianças.
Musicalização
A musicalização auxilia no processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência e movimento corporal. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro, contribuindo de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Psicomotricidade
A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. FESTIVAL DE ARTE E CULTURA “A criança que explora a arte tem uma aprendizagem ilimitada e se apropria da dimensão dos sonhos”. Maior expressão da valorização das artes em nossa Escola, o Festival é a culminância dos projetos de artes vivenciados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Engloba também os grupos de dança e de músicas.
Discutindo Educação com a Família
O objetivo desse Projeto é possibilitar uma maior aproximação da família com a escola a fim de refletir e propor novas perspectivas para a educação dos seus filhos.
Artes
Promover a interação dos alunos com as Artes através de várias formas de expressão, objetivando desenvolver o pensamento artístico, ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação das crianças e dos jovens.
Aulas de Campo
Visam um aprofundamento do conhecimento teórico a partir da vivência concreta, sob a orientação do professor, sendo compreendido como um momento privilegiado de estudo e desenvolvimento da autonomia do educando.
Adaptação e Integração
Este projeto é desenvolvido nos 3 (três) primeiros dias de aula da Educação Infantil e 1º ano. Consiste em receber os alunos e integrá-los no ambiente escolar, adaptando-os à nova rotina que irão vivenciar. Os pais são convidados a participar de debates e palestras de orientação sobre a estrutura educacional do Colégio Maria Ester, esclarecimentos sobre o desenvolvimento infantil e sobre dúvidas referentes a esta fase de seus filhos.
Acompanhamento de Alunos
A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).
Orientação de Pais e Familiares
A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.
Orientação de Professores
O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.
Entrevistas de Sondagem
Estas entrevistas acontecem no período anterior à matrícula, com o objetivo de conhecer melhor o aluno e sua família, saber quais são seus objetivos educacionais e seu histórico escolar anterior. É um trabalho preventivo, que possibilita ao Colégio preparar-se para melhor atender às necessidades de seus clientes.
Equipe – Ano Letivo/2021
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil
- Silvana Maria Pedrosa da Silva – Coordenadora Pedagógica
- Natalia Cavalcante – Auxiliar de Coordenação
Equipe de Professores
- Infantil II A (manhã):
Brenda Bandeira Pereira / Ana Leila de Melo Jorge - Infantil III A (manhã):
Nerinani Ramos Costa / Ingrid da Silva - Infantil III B (manhã):
Raiane Lacerda / Márcia Montenegro - Infantil III C (tarde):
Rebeca Araújo Lima / Kélvia - Infantil IV A (manhã):
Dete Barbosa / Francisca Larissa Sousa da Silva - Infantil IV B (manhã):
Rita Maria dos Santos Oliveira Pereira / Dávila Lemos - Infantil IV C (tarde):
Dete Barbosa / Francisca Larissa Sousa da Silva - Infantil V A (manhã):
Aurilene Gonçalves de Sousa / Bianca Albuquerque - Infantil V B (manhã):
Yzabella Estevam Dantas Cruz / Antônia Gomes de Oliveira - Infantil V C (tarde):
Aurilene Gonçalves de Sousa / Bianca Albuquerque - Projeto de Psicomotricidade:
Thayana Braga (Ballet)
Ossian Leite (Karatê) - Projeto de Musicalização:
Rodrigo Claudiano de Miranda - Inglês:
Gysleyne Dias Gomes / Laiza Milena / Naiara Leonardo Marinho
Conteúdos Bimestrais – 4º Bimestre (2018)
Fotos e comentários
Relação de Material
Relação de livros 2024
Uniforme Escolar
O uniforme escolar é de uso obrigatório de segunda a sexta-feira, e em ocasiões exigidas pela Escola. O fardamento escolar é disponibilizado para venda na tesouraria no próprio Colégio.
- Blusa modelo padrão
- Short modelo padrão
- Tênis preto ou sandália ortopédica preta
- Meias brancas
Uniforme da Psicomotricidade
- Meninos: Colete.
- Meninas: Colete.
Diversão
Jogos educacionais