Proposta Educacional
Segue as orientações curriculares, cujo objetivo geral é utilizar as diferentes linguagens (verbal, corporal, matemática, artística, entre outras), como meio para expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir das manifestações culturais. Os procedimentos metodológicos estão ancorados em uma perspectiva freireana.
Entendemos que o ensino deve ser voltado à formação integral do cidadão. Assim, a educação cumpre com sua função socializadora, proporcionando a construção de um saber sistematizado e de uma formação cultural como instrumento de inserção dos indivíduos na sociedade capazes de analisar, criticar, compreender e construir uma sociedade mais digna.
A seleção, ordenação e dosagem do conteúdo constituem o currículo, cuja fonte são os bens culturais disponíveis, tendo como ponto de partida as necessidades, aspirações, características culturais e experiências de vida dos alunos. O método será compatível com o currículo e com as características cognitivas, psicológicas e socioculturais dos alunos, envolvendo o conhecimento da natureza do objeto a ser ensinado, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Horários
- Turno
- Manhã
- Tarde
- Início
- 7 horas
- 13 horas
- Termino
- 11 horas
- 17 horas
Atividades & Projetos
CIRANDA DA LITERATURA
Por meio desse projeto, a Escola proporciona ao aluno a possibilidade de ressignificar o mundo a partir da literatura infantil, infanto-juvenil e alguns clássicos, vivenciando aventuras por meio da imaginação, reflexões sobre o cotidiano e estimulando a descoberta do prazer da leitura.
SARAU INFANTIL (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental)
Através desse projeto, despertamos na criança o interesse pela leitura. O poema como um gênero e estética textual que se caracteriza por uma estrutura formal e específica, consegue atrair as crianças com seus recursos estilísticos como as rimas, onomatopéias, dentre outros. Nesse sentido, torna-se um instrumento de aprendizagem riquíssimo no processo de construção da escrita. A culminância desse projeto acontece com apresentações de recitais pelas crianças.
MUSICALIZAÇÃO
A musicalização auxilia no processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência e movimento corporal.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro, contribuindo de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
PSICOMOTRICIDADE (1º ano do Ensino Fundamental)
A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Através desse projeto a Escola disponibiliza para os meninos aulas de karatê e para as meninas aulas de ballet, que acontecem no mesmo turno, no qual o(a) aluno(a) estuda.
XADREZ (4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
O jogo de xadrez apresenta uma luta de idéias, uma batalha intelectual entre dois adversários. Tem caráter lúdico e formativo, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente. O objetivo desse projeto é estimular o aluno ao uso das inteligências lógico-matemática e espacial, bem como desenvolver habilidades e competências que o auxiliem na aprendizagem da matemática e nas aplicações dos conceitos e técnicas dessa ciência em sua vida prática, pessoal e social.
OFICINA DE LEITURA E ESCRITA (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental)
Ao longo das oficinas exploramos diversos gêneros textuais como: fábulas, cordéis, histórias em quadrinhos, cartas, poemas, jornais, anúncios, músicas, e-mails, listas de compras etc. Objetivamos com este projeto estimular o prazer pela leitura e escrita e despertar nas crianças o interesse pelas diferentes formas de leitura e produção de gêneros textuais atribuindo significado aos textos utilizados e produzidos.
CONSTRUINDO LEITURAS
Estimular o gosto pela leitura e proporcionar aos nossos alunos a produção de textos é uma forma de apresentá-los a um mundo de encantos, sonhos, magia e realidade.
Nesse livro, encontram-se os mais diversos tipos de gêneros textuais produzidos pelos próprios alunos em sala de aula, onde todas as produções possuem uma fidelidade de sentimentos e expressões dos próprios autores. Angustia, humor, esperança, amor e gratidão são alguns dos sentimentos expressados por cada aluno-escritor, seres sensíveis, críticos e formadores de opinião.
RECONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental)
A elaboração do saber está relacionada ao uso de estratégias de ensino e deve obedecer à dinâmica de aprendizagem individual. Desse modo, a complexidade da aprendizagem resulta da aplicação de metodologias, da abordagem do ensino e da receptividade do aluno, ao qual se destina a educação. Por isso, o Colégio Maria Ester realiza o Projeto de Reconstrução da Aprendizagem ao final de cada bimestre, visando melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem nos bimestre anteriores.
SEMECE – SEMANA MARIA ESTER DE CULTURA E EDUCAÇÃO (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental)
Promover a integração entre alunos, famílias, professores, funcionários em geral que constituem a comunidade escolar por meio de atividades culturais, esportivas, educacionais que favorecem o espírito saudável de competição e, acima de tudo, de aprendizagem. A SEMECE propõe aos alunos atividades que desenvolvem inúmeras competências e habilidades.
FESTIVAL DE ARTE E CULTURA
“A criança que explora a arte tem uma aprendizagem ilimitada e se apropria da dimensão dos sonhos”.
Maior expressão da valorização das artes em nossa Escola, o Festival é a culminância dos projetos de artes vivenciados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Engloba também os grupos de dança, música e teatro. Trata-se de um grande evento que explora toda a potencialidade artística e cultural dos nossos alunos e professores.
DISCUTINDO EDUCAÇÃO COM A FAMÍLIA
O objetivo desse Projeto é possibilitar uma maior aproximação da família com a escola a fim de refletir e propor novas perspectivas para a educação dos seus filhos.
PROJETO DE ARTES
Promover a interação dos alunos com as Artes através de várias formas de expressão, objetivando desenvolver o pensamento artístico, ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação das crianças e dos jovens.
AULAS DE CAMPO
Visam um aprofundamento do conhecimento teórico a partir da vivência concreta, sob a orientação do professor, sendo compreendido como um momento privilegiado de estudo e desenvolvimento da autonomia do educando.
ENTREVISTAS DE SONDAGEM
Estas entrevistas acontecem no período anterior à matrícula, com o objetivo de conhecer melhor o aluno e sua família, saber quais são seus objetivos educacionais e seu histórico escolar anterior. É um trabalho preventivo, que possibilita ao Colégio preparar-se para melhor atender às necessidades de seus clientes.
PROJETO ADAPTAÇÃO E INTEGRAÇÃO (1º ano do Ensino Fundamental)
Este projeto é desenvolvido nos 3 (três) primeiros dias de aula da Educação Infantil e 1º ano. Consiste em receber os alunos e integrá-los no ambiente escolar, adaptando-os à nova rotina que irão vivenciar. Os pais são convidados a participar de debates e palestras de orientação sobre a estrutura educacional do Colégio Maria Ester, esclarecimentos sobre o desenvolvimento infantil e sobre dúvidas referentes a esta fase de seus filhos.
ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS
A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).
ORIENTAÇÃO DE PAIS E FAMILIARES
A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.
ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES
O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.
Coordenação Pedagógica do 1º ano
- Silvana Maria Pedrosa da Silva (Coordenadora Pedagógica)
- Natalia Cavalcanti (Auxiliar de Coordenação)
Equipe de Professores do 1º ano
- 1º ano A:
Kalina Lígia
Auxiliar: Isabelle Caetano Gouveia - 1º ano B:
Geórgia Larissa
Auxiliar: Sâmia Gurgel - 1º ano C:
Kalina Lígia
Auxiliar: Ana Leila de Melo Jorge
Coordenação do 2º ano ao 5º ano
- Abilene de Brito (Coordenadora Pedagógica)
- Sâmia Moura Melo Cavalcante (Coordenadora Educacional)
- Natália Thayanne (Auxiliar de Coordenação)
- Adriana Vasconcelos (Auxiliar de Coordenação)
Equipe de Professores do 2º ano ao 5º ano
- 2º ano A (manhã):
Sandra Amaral - 2º ano B (manhã):
Ana Paula Pedrosa - 2º ano C (tarde):
Ana Paula Pedrosa - 3º ano A (manhã):
Mailque de Assis Saunders - 3º ano B (manhã):
Emanuele Lima do Nascimento - 3º ano C (tarde):
Mailque de Assis Saunders - 4º ano A (manhã):
Jéssica de Oliveira Ramos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Clícia Magda de Lima Uchoa / Ingrid Tayana Paixão e Silva - 4º ano B (manhã):
Jéssica de Oliveira Ramos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Clícia Magda de Lima Uchoa / Ingrid Tayana Paixão e Silva - 4º ano C (tarde):
Jéssica de Oliveira Ramos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Clícia Magda de Lima Ucho / Ingrid Tayana Paixão e Silva - 4º ano D (tarde):
Maria Clara Ribeiro dos Santos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Clícia Magda de Lima Uchoa / Ingrid Tayana Paixão e Silva - 5º ano A (manhã):
Jéssica de Oliveira Ramos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Ingrid Tayana Paixão e Silva - 5º ano B (manhã):
Jéssica de Oliveira Ramos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Ingrid Tayana Paixão e Silva - 5º ano C (tarde):
Maria Clara Ribeiro dos Santos / Ana Cristina / Ricardo Souza Alves / Ingrid Tayana Paixão e Silva
- Inglês:
Naécio Gurgel / Maria Iandecy - Projeto de Musicalização:
Rodrigo Claudiano de Miranda - Grupo de flauta:
Rivandro Ferreira Lima
Conteúdos Bimestrais – 4º Bimestre (2018)
Fotos e comentários
Relação de livros 2024
1º ano do Ensino Fundamental
O uniforme escolar é de uso obrigatório de segunda a sexta-feira, e em ocasiões exigidas pela Escola. O fardamento escolar é vendido na tesouraria do Colégio.
- Blusa modelo padrão
- Short modelo padrão ou calça terbrim/brim azul marinho escuro
- Tênis preto ou sandália ortopédica preta
- Meias brancas
Uniforme da Psicomotricidade
- Meninos: kimono
- Meninas: collant branco, saia branca, meia-calça branca, sapatilha preta, fita preta, e rede do cabelo preta.
Do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
O uniforme escolar é de uso obrigatório de segunda a sexta-feira, e em ocasiões exigidas pela Escola. O fardamento escolar é vendido na tesouraria do Colégio.
- Blusa modelo padrão
- Short modelo padrão ou calça terbrim/brim azul marinho escuro
- Tênis preto ou branco
- Meias brancas
Uniforme da Educação Física e Esportes
- Colete modelo padrão
- Short modelo padrão