Proposta Educacional
Segue as orientações curriculares, cujo objetivo geral é utilizar as diferentes linguagens (verbal, corporal, matemática, artística, entre outras), como meio para expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir das manifestações culturais. Os procedimentos metodológicos estão ancorados em uma perspectiva freireana.
Entendemos que o ensino deve ser voltado à formação integral do cidadão. Assim, a educação cumpre com sua função socializadora, proporcionando a construção de um saber sistematizado e de uma formação cultural como instrumento de inserção dos indivíduos na sociedade capazes de analisar, criticar, compreender e construir uma sociedade mais digna.
A seleção, ordenação e dosagem do conteúdo constituem o currículo, cuja fonte são os bens culturais disponíveis, tendo como ponto de partida as necessidades, aspirações, características culturais e experiências de vida dos alunos. O método será compatível com o currículo e com as características cognitivas, psicológicas e socioculturais dos alunos, envolvendo o conhecimento da natureza do objeto a ser ensinado, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Horários
- Turno
- Manhã
- Tarde
- Início
- 7h 20min
- 13h 20min
- Termino
- 11h (Quarto tempo)
11h 50min (Quinto tempo) - 17h (Quarto tempo)
17h 50min (Quinto tempo)
Atividades & Projetos
Atividades e Projetos 2020
ACADEMIA MARIA ESTER DE LEITURA E ESCRITA
O avanço da tecnologia e as facilidades que o mundo moderno oferece têm contribuído de forma significativa para o distanciamento dos jovens pelo gosto da leitura. Por esses motivos tomamos algumas providências com o intuito de incentivar o prazer pela leitura e escrita. O projeto Academia Maria Ester de Leitura e Escrita faz uma ampla abordagem em cima de textos literários e também oficinas de leitura dos mais variados gêneros textuais, buscando dinamizar a Literatura e produção textual em sala de aula. Trabalhar com textos literários é promover uma aprendizagem que favoreça a construção de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, mas que também a questiona e a transforma.
FILOSOFIA
A Filosofia tem como objetivo a reflexão, possibilitando ao aluno a compreensão de si mesmo e de tudo que o cerca, valendo-se da autonomia da razão para criar e recriar conscientemente o mundo em que vivemos. Possibilita um espaço democrático de diálogo, de troca de experiências e de investigação filosófica sobre a diversidade que marca a existência humana. A filosofia tem suas implicações nas mais diversas áreas de atuação do homem em sociedade.
CIRANDA DA LITERATURA
Por meio desse projeto, a Escola proporciona ao aluno a possibilidade de ressignificar o mundo a partir da literatura infantil,infanto-juvenil e alguns clássicos vivenciando aventuras por meio da imaginação, reflexões sobre o cotidiano e estimulando a descoberta do prazer da leitura.
CONSTRUINDO LEITURAS
Estimular o gosto pela leitura e proporcionar aos nossos alunos a produção de textos é uma forma de apresentá-los a um mundo de encantos, sonhos, magia e realidade.
Nesse livro, encontram-se os mais diversos tipos de gêneros textuais produzidos pelos próprios alunos em sala de aula, onde todas as produções possuem uma fidelidade de sentimentos e expressões dos próprios autores. Angustia, humor, esperança, amor e gratidão são alguns dos sentimentos expressados por cada aluno-escritor, seres sensíveis, críticos e formadores de opinião.
MOSTRA DE CIÊNCIAS
Aprender é tarefa dinâmica, que pode ocorrer a qualquer instante da vida do ser humano. Mas é na escola que esse processo é sistematizado em momentos apropriados e ocasiões planejadas com esse objetivo.
O Colégio Maria Ester está sempre buscando alternativas para estimular a curiosidade e a pesquisa, o aprofundamento, a discussão, a vivência, a análise e a formação de novos hábitos em relação aos conteúdos estudados em sala de aula.
A Mostra de Ciências é uma destas alternativas, que além das habilidades cognitivas, quer também aprimorar outras, como o relacionamento entre as pessoas, a capacidade e a oportunidade de expor idéias e discuti-las, bem como revelar a criatividade que, muitas vezes, fica mascarada no cotidiano da sala de aula.
A Mostra ocorre em dia previamente determinado no calendário. Nesse dia os conteúdos são transformados em seminários, cartazes, experimentos, pesquisas e demonstrações, tudo planejado, criado e executado pelos próprios alunos que os expõem para familiares, convidados e outros visitantes da Mostra.
LITERARTES
Possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer, identificar, trabalhar, produzir e apresentar de maneira artística os gêneros textuais propostos pelo professor em sala de aula
A HISTÓRIA VAI AO CINEMA
Este projeto objetiva uma leitura critica da sétima arte,ou seja,o cinema, buscando discutir o mesmo, a partir do olhar filosófico, historiográfico e geográfico, de modo a atrair o jovem para o conhecimento técnico a partir de uma linguagem artística e presente em seu cotidiano. Sendo assim, são selecionados filmes que abordem temáticas históricas ou correlatas às ciências humanas, para serem exibidos e discutidos, sob a orientação de um professor. Desenvolve-se nesse contexto competências como leitura e interpretação do texto áudio-visual, poder de síntese, reflexão de caso especifico e argumentação.
EMEF – ENCONTRO MARIA ESTER DE FILOSOFIA
Visa o aprofundamento de temas ligados à pesquisa filosófica, que em nosso colégio ocorre desde o Ensino fundamental até o Médio. Sempre com a perspectiva da sala de aula como comunidade de investigação. È o principal evento das ciências humanas, contudo envolve as demais disciplinas de forma multidisciplinar estendendo-se a toda escola. Seu público-alvo inclui alunos, pais e professores.
RECONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
A elaboração do saber está relacionada ao uso de estratégias de ensino e deve obedecer à dinâmica de aprendizagem individual. Desse modo a complexidade da aprendizagem resulta da aplicação de metodologias, da abordagem do ensino e da receptividade do aluno, ao qual se destina a educação. Por isso, o Colégio Maria Ester realiza o Projeto de Reconstrução da Aprendizagem ao final de cada bimestre, visando melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem nos bimestre anteriores.
SEMECE – SEMANA MARIA ESTER DE CULTURA E EDUCAÇÃO
Promover a integração entre alunos, famílias, professores, funcionários em geral que constituem a comunidade escolar por meio de atividades culturais, esportivas, educacionais que favorecem o espírito saudável de competição e, acima de tudo, de aprendizagem.
FESTIVAL DE ARTE E CULTURA
“ A criança que explora a arte tem uma aprendizagem ilimitada e se apropria da dimensão dos sonhos”.
Maior expressão da valorização das artes em nossa Escola, o Festival é a culminância dos projetos de artes vivenciados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Engloba também os grupos de dança e de músicas.
DISCUTINDO EDUCAÇÃO COM A FAMÍLIA
O objetivo desse Projeto é possibilitar uma maior aproximação da família com a escola a fim de refletir e propor novas perspectivas para a educação dos seus filhos.
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Com base no lema grego :“Mens sana in corpore sano”, o bem estar físico se estende ao cognitivo e assim surge a Olimpíada de Matemática.
Essa atividade desperta o interesse dos alunos pelo estudo da matemática, incentiva os professores ao uso de novas abordagens no ensino dessa disciplina e detecta novos talentos com aptidão para o cálculo.
OLIMPÍADA DE PORTUGUÊS
Avaliar o nível de conhecimento dos alunos por meio de uma prova abrangente e contextualizada (texto, literatura, gramática e redação), despertando nos alunos o interesse pela leitura e escrita e detectando novos talentos nessa área do conhecimento.
AULAS DE CAMPO
Visam um aprofundamento do conhecimento teórico a partir da vivência concreta, sob a orientação do professor, sendo compreendido como um momento privilegiado de estudo e desenvolvimento da autonomia do educando.
ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS
A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).
ORIENTAÇÃO DE PAIS E FAMILIARES
A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.
ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES
O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.
ENTREVISTAS DE SONDAGEM
Estas entrevistas acontecem no período anterior à matrícula, com o objetivo de conhecer melhor o aluno e sua família, saber quais são seus objetivos educacionais e seu histórico escolar anterior. É um trabalho preventivo, que possibilita ao Colégio preparar-se para melhor atender às necessidades de seus clientes.
PROMEC
Tendo em vista que o âmbito da educação formal escolar constitui espaço essencial na socialização, sedimentação e desenvolvimento de crianças e adolescentes, acreditamos ser de extrema relevância a construção de ações capazes de auxiliar na educação para valores e exercício da consciência e prática cidadã O exercício da cidadania não se limita a uma palavra, uma ideia, um discurso, nem está fora da vida da pessoa. Ela começa na relação do sujeito consigo mesmo para, a partir daí, expandir-se até o outro, ampliando-se para o contexto social no qual esse sujeito está inserido. É uma nova forma de ver, ordenar e construir o mundo, tendo como princípios básicos os direitos humanos, a responsabilidade pessoal e o compromisso social na realização do destino coletivo. O estimulo à cidadania no ambiente escolar se constrói pelo reconhecimento e respeito das diferenças individuais, pelo combate aos preconceitos, às discriminações (econômica, política, sexual, cultural, etc.) pela participação em processos grupais, pela ampliação da consciência em relação aos direitos e deveres e pela confiança no potencial de transformação de cada um. Objetivando efetivar ações concretas que promovam o exercício da cidadania pelos nossos educandos é que pensamos no Projeto Maria Ester de Cidadania (PROMEC) por meio da qual os alunos poderão aprender e partilhar conhecimentos sobre direitos e deveres (e temas transversais) com seus amigos, familiares e comunidade, estimulando assim o compromisso, responsabilidade e participação social
Projeto Paulo Freire de Convivência
Como diria Rubem Alves – pedagogo, filósofo e poeta – a educação é um caminho e um percurso. Os caminhos existem para ser percorridos. E para ser reconhecidos interiormente por quem os percorre. Assim, quando olhamos para fora podemos ver um caminho. No entanto, apenas o olhar para dentro reconhece o percurso, apropriando-se dos seus sentidos. Facilitar o processo educacional de crianças e adolescentes tendo a percepção aguçada das sutilezas dessa trajetória não é tarefa simples, ainda mais considerando o mundo contemporâneo onde competitividade, consumo, individualidade e violência parecem ter cada vez mais destaque. Contudo, é a consciência da relevância e responsabilidade de conduzir um processo educacional que nos motiva a idealizar tal projeto. Afinal, a lapidação dos olhares (o de dentro e o de fora) é um processo constante que só possui começo, jamais fim. Dessa maneira, promover de forma inteligente e solidária percursos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal diferenciados requer capacitação, consciência e cuidado mútuo constantes. Objetiva-se assim capacitar, apoiar e promover diálogo e integração do corpo docente escolar para que a proposta e missão educacional possa se desenvolver a contento.
Equipe – Ano Letivo
Coordenação Educacional do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental
- Josenilda Tomaz Chavez – Coordenadora Educacional – 8º e 9º
- Ednúzia Farias – Coordenadora Educacional – 6º e 7º
- Adriana Vasconcelos – Auxiliar de Coordenação
Equipe de Professores
6º ano:
- Kaszya Waleska Eduardo Brasil – Língua Portuguesa
- Alex Pires – Geografia
- Rita de Cássia de Souza Moreira – História
- Francisco Rikardo – Matemática
- Ingrid Tayana Paixão e Silva – Ciências
- Naécio Lira Gurgel – Inglês
- Maria do Carmo Araújo Evangelista – Filosofia
- Clícia Magda de Lima Uchoa – Empreendedorismo
7º ano:
- Kaszya Waleska Eduardo Brasil – Língua Portuguesa
- Alex Pires – Geografia
- Rita de Cássia de Souza Moreira – História
- Antônio Rafael de Paula – Matemática
- Ingrid Tayana Paixão e Silva – Ciências
- Naécio Lira Gurgel – Inglês
- Maria do Carmo Araújo Evangelista – Filosofia
- Clícia Magda de Lima Uchoa – Empreendedorismo
8º ano:
- Itala Braga Fonseca – Língua Portuguesa
- Heleno Sousa Alves – Geografia
- Rita de Cássia de Souza Moreira – História
- Célia Maria de Alencar Facundo – Matemática
- Antônio Rafael de Paula Moreira – Matemática
- Haroldo Lima Campos Filho – Física
- Pryscilla Gonçalves – Química
- Pryscilla Gonçalves – Ciências
- Dilemando Silva Leal – Inglês
- Maria do Carmo Araújo Evangelista – Filosofia
- Clícia Magda de Lima Uchoa – Empreendedorismo
9º ano:
- Itala Braga Fonseca – Língua Portuguesa
- Heleno Sousa Alves – Geografia
- Rita de Cássia de Souza Moreira – História
- Célia Maria de Alencar Facundo – Matemática
- Antônio Rafael de Paula Moreira – Matemática
- Haroldo Lima Campos Filho – Física
- Pryscilla Gonçalves – Química
- Pryscilla Gonçalves – Biologia
- Dilemando Silva Leal – Inglês
- Ítala Braga – Espanhol
- Clícia Magda de Lima Uchoa – Empreendedorismo
-
Conteudos Programáticos
Bimestrais – 3º Bimestre (2019)
Fotos e comentários
-
Relação de Material
Relação de livros 2025
-
Material de Sala
Conteúdo didático ministrado pelos professores em sala de aula.
TD’s Lista de td’s
Uniforme Escolar
O uniforme escolar é de uso obrigatório de segunda a sexta-feira, e em ocasiões exigidas pela Escola. O fardamento escolar é vendido na tesouraria do Colégio.
- Blusa modelo padrão
- Calça terbrim/brim azul marinho escuro
- Tênis preto
- Meias brancas
Uniforme da Educação Física e Esportes
- Colete modelo padrão
- Short modelo padrão