O Maria Ester & os valores
Era uma vez…
Era uma vez um sonho que se tornou realidade. Sonhei em fundar uma Escola. Sonhei com uma Escola onde todos fossem amados e respeitados. Onde todos pudessem crescer e amar a profissão. Onde o aluno fosse a atração principal, onde os pais fossem ouvidos. Sonhei com a criança sorrindo, pintando, rabiscando, escrevendo, chorando, crescendo, enfim, sonhei com uma escola onde os pais fossem ouvidos. Sonhei, em um dia, meu sonho tornar-se realidade. Meu sonho não foi em vão. Concretizei-o. Em janeiro de 1984, contratava-se a primeira professora. Com cinco professoras e setenta e nove crianças inicia-se um trabalho sério, honesto, sincero e transparente. Na aula inaugural em 07 de fevereiro de 1984 uma grande chuva cai, não só para encerrar os cinco anos de seca em nossa região, mas também para regar a semente dos sonhos plantada naquele momento. Hoje, 26 anos depois, muitas sementes foram plantadas no coração dos que por esta escola passaram e muitos frutos já colhemos daqueles que não desperdiçaram as oportunidades. Hoje o sonho que se tornou realidade, inspira a muitos a importância do sonho e a coragem de sonhar com a realidade que depende da força, da coragem, do compromisso e acima de tudo da fé no Criador. O Criador da semente universal, da semente da criação.
Conhecendo Maria Ester – A Patronesse
A Professora Maria Ester nasceu em 13 de outubro de 1929, natural de Lavras da Mangabeira – CE. Em 1947, com 18 anos de idade, formada para o magistério, assumiu um contrato municipal para lecionar. Fundou a Escola São Sebastião em 1949, onde alfabetizou centenas e centenas de crianças. Muitas das crianças por ela alfabetizadas, saíram para a cidade grande, onde tiveram o sucesso almejado. Dentre os alunos que se sucederam, pode-se ressaltar a pessoa do educador Paulo Crispim (in memorian), notável professor de Matemática e Física nas grandes escolas de Fortaleza, e fundador do Centro Educacional Monteiro Lobato. A Professora Maria Ester manteve a sua escola até o ano de 1982. Foram 35 anos de completa dedicação à Educação, apesar das grandes dificuldades que enfrentou. Foi homenageada pelos seus filhos que fundando uma escola no ano de 1984, em Fortaleza, recebe o nome de Escola Professora Maria Ester.
Fundação
O Colégio Maria Ester foi fundado em 1984, pelo casal Francisco das Chagas Cândido de Oliveira e Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido, e tinha como endereço a Rua Azevedo Montauri, 975 – Serrinha. Em 1987, a Escola passou a funcionar em sede própria, localizada à Rua Antonio Teixeira Leite, 248 – Serrinha. Três anos depois, a Escola é ampliada com a extensão à Rua F, 158 – Planalto Mirassol, sob administração do casal Luiz Pereira Lemos e Maria Lindete de Paula Lemos.
Doutrina
Desejamos ajudar a construir uma sociedade mais consciente, mais digna de se conviver, onde haja respeito mútuo, igualdade, com justiça social e sem discriminação, na qual todos possam partilhar de um meio mais solidário e humano. Uma sociedade igualitária em que os cidadãos tenham pleno poder de usufruir dos seus direitos sem nunca esquecer o companheirismo e o respeito ao seu semelhante. Dessa forma o homem acreditará num futuro melhor e terá consciência do seu importante papel como ser humano na sociedade, desenvolvendo assim, um espírito crítico, participativo, capaz de vencer, pensar, agir e mudar.
Filosofia
Temos como filosofia a formação do homem como um todo, dentro dos princípios cristãos. É uma visão de educação baseada na teoria de Paulo Freire, em que o aluno questiona a realidade e se posiciona como sujeito desta realidade. É uma educação que concretamente questiona a realidade das relações dos indivíduos com os outros e o mundo que os envolve.